Eu aprendi...


“Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém. 
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto. Aprendi que não importa o quanto certas coisas sejam importantes para mim, tem gente que não dá a mínima e eu jamais conseguirei convencê-las.



O menestrel - William Shakespeare


Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se. E que companhia nem sempre significa segurança. Começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.




Sonho de uma Noite de Verão


Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância.



A vida


Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera;

Eu aprendi...
...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;


Soneto XLIV



Se minha carne fosse pensamento
A distância jamais me reteria;

Apesar dos espaços, em um momento,
E bem longe, a ti eu chegaria.

Que importa onde meu pé pudesse estar,
Em que terra de ti tão afastada ?

Idade Rabugenta e Juventude

Idade rabugenta e juventude não podem viver juntas:
Juventude é cheia de prazer, idade é cheia de cuidados;
Juventude gosta das manhãs de verão, envelheça como tempo de inverno,
Juventude gosta de verão valente, a idade gosta de invernos desguarnecidos:


Soneto LXX

Se te censuram, não é teu defeito,  Porque a injúria os mais belos pretende;  Da graça o ornamento é vão, suspeito,  Corvo a sujar o céu que mais esplende.  Enquanto fores bom, a injúria prova  Que tens valor, que o tempo te venera, Pois o Verme na flor gozo renova.


~ Soneto ~ 53

De que substância foste modelado, Se com mil vultos o teu vulto medes? Tantas sombras difundes, enfeixado Num ser que as prende, e a todas sobre excedes;  Adônis mesmo segue o teu modelo Em vã, esmaecida imitação; A face helênica onde pousa o belo Ganhou em ti maior coloração.


~ Soneto ~ 23

Como no palco o ator que é imperfeito Faz mal o seu papel só por temor, Ou quem, por ter repleto de ódio o peito Vê o coração quebrar-se num tremor,  Em mim, por timidez, fica omitido. O rito mais solene da paixão.


~ Soneto 96 ~


De almas sinceras a união sincera
Nada há que impeça. Amor não é amor
Se quando encontra obstáculos se altera
Ou se vacila ao mínimo temor.



Comparar-te a um dia de Verão?




Se te comparo a um dia de verão
És por certo mais belo e mais ameno
O vento espalha as folhas pelo chão
E o tempo do verão é bem pequeno

Soneto 147


Meu amor arde como febre, ansiando ainda. O que por muito tempo causou-me mal-estar; Alimentando o que me mantém doente, Para satisfazer o apetite incerto e doentio. Minha razão, o médico do meu amor. Zangado por sua prescrição não ser seguida, Abandonou-me e, eu, desesperado, agora sei. Que meu desejo é a morte que a ciência pôs de lado.

Macbeth

Considerada a peça mais obscura de Shakespeare - e também a mais curta -, Macbeth foi inspirada na história real do Rei Macbeth da Escócia. Constitui-se em um intricado jogo de intrigas e traição pelo poder. O general Macbeth toma o trono escocês após ser convencido por sua própria esposa a tramar contra o rei. No entanto, passa a ser perturbado por profecias e pelo fantasma de Banquo, um general também assassinado a mando do novo rei.








Romeu e Julieta

Uma das mais célebres e conhecidas histórias de amor de todos os tempos, a peça foi escrita no começo da carreira do autor, no final do século 16. Na cidade italiana de Verona, duas famílias tradicionais - os Montecchios e os Capuletos - recusam-se a entrar em paz entre si. Em meio a tanto ódio, os jovens Julieta e Romeu se apaixonam e decidem se casar, contrariando suas famílias. O relacionamento proibido acaba de forma trágica, e se torna o símbolo das grandes paixões.



Otelo


Otelo é um general mouro do exército veneziano, que casa-se em segredo com a jovem branca Desdêmona. Ao promover o soldado Cássio ao cargo de tenente, preterindo Iago, seu mais antigo soldado, o general faz despontar neste uma inveja devastadora, capaz de destruir firmes relações de amizade e amor. Os temas abordados - racismo, ciúme e traição - fizeram da tragédia uma inspiração para diversos filmes, óperas e adaptações literárias.





Noite de Reis


A Noite de Reis é tradicionalmente celebrada no dia 6 de janeiro, e nos tempos Elizabetanos, era motivo para se divertir. Por isso, nesta comédia, o emburrado Malvólio é vítima de uma brincadeira que terá consequências sérias. Paralelamente, se forma um triângulo amoroso entre a náufraga Viola - disfarçada de homem -, o duque Orsino e Lady Olívia. A trama trata de forma cômica das questões dos amores não correspondidos e das identidades falseadas.





Hamlet


Ainda atormentado pela morte do pai, o príncipe Hamlet se vê em um dilema após a exigência de vingança feita pelo fantasma do morto. Ele descobre que os traidores foram seu tio Claudio - irmão do rei - e sua própria mãe, a rainha Gertrudes. Mas como passar da consciência à ação? Antes de executar sua vingança, o príncipe deverá lidar com a angústia imposta por um destino impiedoso.





Antonio e Cleópatra

Esta tragédia é baseada em intrigas políticas e no relacionamento amoroso de dois célebres personagens históricos: o imperador romano Marco Antônio e a rainha egípcia Cleópatra. Após receber notícias sobre os conflitos em Roma e a morte de sua esposa - Fúlvia - , Marco Antônio parte de Alexandria, onde mantinha um romance com Cleópatra. Refém de um jogo de interesses, ele descobre que desposará Otávia, irmã de Otávio Augusto. Cleópatra não aceita a notícia, e simula a própria morte como forma de trazer de volta seu amante. Desolado, o imperador se suicida. Essa é a razão para o trágico fim da rainha egípcia, que se mata com a mordida de uma víbora.