Noite de Reis


A Noite de Reis é tradicionalmente celebrada no dia 6 de janeiro, e nos tempos Elizabetanos, era motivo para se divertir. Por isso, nesta comédia, o emburrado Malvólio é vítima de uma brincadeira que terá consequências sérias. Paralelamente, se forma um triângulo amoroso entre a náufraga Viola - disfarçada de homem -, o duque Orsino e Lady Olívia. A trama trata de forma cômica das questões dos amores não correspondidos e das identidades falseadas.








Viola
(Noite de Reis, I.ii)

Vou servir esse duque: me apresentarei
Como eunuco para ele.
Pode valer seus esforços; pois, sei cantar e
Falar para ele em vários tipos de música
Que darão valor ao meu serviço.
Outras coisas, ao tempo, deixarei,
Mas meus pensamentos não podem ser falados.

II.iii

Enquanto homem,
estou desesperado pelo amor do meu mestre;
enquanto mulher, ai de mim! Que suspiros inúteis
fará a pobre Olívia!
Ó tempo! Desenredará isso, eu não.
É um nó difícil demais para eu desenredar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário