Biografia


Biografia de William Shakespeare

William Shakespeare escreveu 13 comédias, 13 peças históricas, 6 tragédias, 4 tragicomédias, 154 sonetos, bem como três poemas longos, Vênus e Adônis, O Rapto de Lucrécia, e A Lover’s Complaint (Queixa de um amante), antes de morrer em seu aniversário em 1616 com a idade de 52 anos.

Considerado o maior dramaturgo que já viveu, seus sonetos e peças constituem a mais alta expressão da poesia inglesa de todos os tempos.

William Shakespeare nasceu em 23 de abril de 1564, filho de John Shakespeare e Mary Arden, em Stratford-upon-Avon, numa família que nos padrões de hoje seria considerada classe média. John Shakespeare era um vereador e mais tarde foi eleito prefeito de Stratford, que era o mais alto posto que um civil poderia atingir na política.

William Shakespeare foi o terceiro de oito filhos dos Shakespeares. Pouco se sabe sobre a infância dos outros irmãos de Shakespeare. A respeito de William, sabe-se que ele foi para a Stratford Grammar School e nunca estudou em Oxford ou Cambridge.

Em 1582, aos 18 anos, William Shakespeare casou com Anne Hathaway, que tinha 26 anos. No ano seguinte, Susanna Shakespeare nasceu e dois anos depois nasceram os gêmeos Judith e Hamnet.

Os anos entre 1585 e 1592 são conhecidos como os anos perdidos. São os anos em que há pouca evidência do que William Shakespeare estava fazendo ou onde estava vivendo. Acredita-se que foi durante este período que Shakespeare se mudou para Londres e foi um aprendiz em uma das salas de teatro de lá.

Desconhece-se os teatros nos quais Shakespeare escreveu e atuou antes de 1594. Há evidências ainda de que em 1594 Shakespeare tornou-se sócio de uma empresa chamada Men The Lord Chamberlain, que por sua vez era uma das empresas mais populares atuando em Londres.

Também é sabido que por volta de 1594, Shakespeare já havia escrito pelo menos seis peças que tinham sido produzidas. Além de ser um sócio e trabalhar para Men The Lord Chamberlain ele também escreveu duas peças em um ano para eles.

Com sua troupe de atores e com a prosperidade do teatro, em 1597 Shakespeare comprou a casa New Place, a segunda maior em toda Stratford.

Em 1599, Shakespeare e outros seis homens compraram um novo teatro ao ar livre em Londres chamado The Globe, que foi um dos maiores teatros da Inglaterra.

James I, rei da Inglaterra, assumiu o trono em 1603, quando sua prima, a rainha Elizabeth I, morreu. O Rei James apoiou Shakespeare e sua troupe lhes dando a licença para chamarem-se King’s Men (Os Homens do Rei), em troca de entreter o tribunal regularmente. The King’s Men se tornou o primeiro grupo teatral de seu tempo.

Este foi também o tempo durante o qual Shakespeare estava escrevendo suas peças mais famosas, como as suas tragédias Antônio e Cleópatra, Júlio César, Hamlet, Rei Lear, Macbeth e Otelo.

Apenas quatro escritos foram produzidos nos últimos oito anos de Shakespeare. Sua última peça, Henrique VIII é datado de 1613.

Em 1616, a filha caçula de Shakespeare casou-se com Thomas Quiney. Dois meses depois Shakespeare morreu e foi sepultado dentro da igreja da paróquia de Stratford. O último descendente direto de Shakespeare morreu em 1670. Ela era sua neta Isabel, que nunca tivera filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário