Obras


Para quem gostaria de entender desde já o estilo shakespeariano,a seguir, trechos extraídos de algumas das peças mais conhecidas do Bardo.


Uma das mais célebres e conhecidas histórias de amor de todos os tempos, a peça foi escrita no começo da carreira do autor, no final do século 16. Na cidade italiana de Verona, duas famílias tradicionais - os Montecchios e os Capuletos - recusam-se a entrar em paz entre si. Em meio a tanto ódio, os jovens Julieta e Romeu se apaixonam e decidem se casar, contrariando suas famílias. O relacionamento proibido acaba de forma trágica, e se torna o símbolo das grandes paixões. 



Continue sua leitura aqui >>


Macbeth
Considerada a peça mais obscura de Shakespeare - e também a mais curta -, Macbeth foi inspirada na história real do Rei Macbeth da Escócia. Constitui-se em um intricado jogo de intrigas e traição pelo poder. O general Macbeth toma o trono escocês após ser convencido por sua própria esposa a tramar contra o rei. No entanto, passa a ser perturbado por profecias e pelo fantasma de Banquo, um general também assassinado a mando do novo rei.









Continue sua leitura aqui >>


Otelo
Otelo é um general mouro do exército veneziano, que casa-se em segredo com a jovem branca Desdêmona. Ao promover o soldado Cássio ao cargo de tenente, preterindo Iago, seu mais antigo soldado, o general faz despontar neste uma inveja devastadora, capaz de destruir firmes relações de amizade e amor. Os temas abordados - racismo, ciúme e traição - fizeram da tragédia uma inspiração para diversos filmes, óperas e adaptações literárias.










Continue sua leitura aqui >>


Antonio e Cleópatra
Esta tragédia é baseada em intrigas políticas e no relacionamento amoroso de dois célebres personagens históricos: o imperador romano Marco Antônio e a rainha egípcia Cleópatra. Após receber notícias sobre os conflitos em Roma e a morte de sua esposa - Fúlvia - , Marco Antônio parte de Alexandria, onde mantinha um romance com Cleópatra. Refém de um jogo de interesses, ele descobre que desposará Otávia, irmã de Otávio Augusto. Cleópatra não aceita a notícia, e simula a própria morte como forma de trazer de volta seu amante. Desolado, o imperador se suicida. Essa é a razão para o trágico fim da rainha egípcia, que se mata com a mordida de uma víbora.



Continue sua leitura aqui >> 

Hamlet
Ainda atormentado pela morte do pai, o príncipe Hamlet se vê em um dilema após a exigência de vingança feita pelo fantasma do morto. Ele descobre que os traidores foram seu tio Claudio - irmão do rei - e sua própria mãe, a rainha Gertrudes. Mas como passar da consciência à ação? Antes de executar sua vingança, o príncipe deverá lidar com a angústia imposta por um destino impiedoso.











Continue sua leitura aqui >>


Noite de Reis
A Noite de Reis é tradicionalmente celebrada no dia 6 de janeiro, e nos tempos Elizabetanos, era motivo para se divertir. Por isso, nesta comédia, o emburrado Malvólio é vítima de uma brincadeira que terá consequências sérias. Paralelamente, se forma um triângulo amoroso entre a náufraga Viola - disfarçada de homem -, o duque Orsino e Lady Olívia. A trama trata de forma cômica das questões dos amores não correspondidos e das identidades falseadas. 










Continue sua leitura aqui >>



Henrique IV
Esta é a terceira parte da tetralogia escrita por Shakespeare, precedida por Ricardo II e Henrique IV (Parte I) e sucedida por Henrique V. Após tomar o trono inglês do Rei Ricardo II, lidar com intrigas políticas e rebeliões, Henrique IV tem outros desafios pela frente. Seu filho, o príncipe Hal, continua frequentando tavernas obscuras com amigos questionáveis e não parece apto a assumir o trono. Além disso, o rei será confrontado por uma milícia, organizada pelo ambicioso Sir John Falstaff.








Continua sua leitura aqui >>









Nenhum comentário:

Postar um comentário